Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

O QUE ACONTECERIA SE O PLANETA AUMENTASSE 4 GRAUS

Atualmente a principal preocupação dos cientistas é a mudança climática. Estima-se que em 2050, se não tomarmos certas atitudes, nosso planeta aumentará 4 graus. Quando lemos esse aumento de temperatura pensamos “não é tão ruim assim”. É aí que você se engana. Vamos dar uma olhada em uma situação hipotética sobre o que aconteceria caso o planeta aumentasse 4 graus?

Já adiantando de antemão seria o colapso da nossa civilização da forma como conhecemos hoje. Começando pelo nosso continente, e falando do Brasil, ele, por completo, se tornaria um deserto. Nas regiões do centro a sudeste, conectados por uma extensão que chegaria até uma boa parte do Peru, as condições seriam inabitáveis por causa do calor excessivo, o que se transformariam em terras de impossível cultivo.

Isso não seria apenas em um continente, mas sim em todos que possuam condições tropicais, como a América central, México e os estados centrais e sulistas dos Estados Unidos… Assim como aconteceria em boa parte da África, Europa e o sudeste asiático também.

Em uma região da África Ocidental, haveria crescimento de vegetação em uma terra fértil. Porém, logo ela seria esgotada por ser o principal foco de moradia dos habitantes do continente. Situações parecidas aconteceriam no Canadá, Norte da Ásia e Antártica Ocidental.

Furacões, tempestades de areia, tsunamis, queimadas repentinas em grandes florestas, seriam comuns nesse mundo. Apesar de alguns países manterem um clima possível para viver, como o Canadá por exemplo, o mundo perderia muito da sua diversidade de fauna e flora. Isso nos limitaria apenas ao que certa região ou país é capaz de cultivar, já que outros tipos de cultivos estariam fora de questão.

Então, com medo do futuro incerto, muitos líderes mundiais e nações entrariam em conflitos por um pedacinho de terra fértil, o que desencadearia uma série de guerras que, por consequência, traria a fome e a miséria.

A Revita, recicladora de embalagens longa vida, trouxe esse tema como uma forma de reflexão. Se continuarmos seguindo nesse caminho, logo não haverá mais volta.

Lute por um futuro melhor e mais saudável para você e para as futuras gerações. Evitar uma catástrofe como essa depende SIM de todos nós. Mude. Se permita mudar. Faça a sua parte!