O Brasil, e boa parte do mundo, está lidando com a expansão do novo coronavírus e realizando medidas como o isolamento social e o cuidado redobrado à higiene para tentar diminuir o contágio da doença.
Analisando do ponto de vista geral, com a chegada da nova pandemia, o mundo ganhou e perdeu muitas coisas. Então, a Revita, através deste texto, trouxe uma balança sobre os principais pontos positivos e negativos do COVID-19.
Em primeiro lugar, colocamos um acontecimento muito bom e interessante, que cobre a maioria dos países que estão em quarentena. Países como a Índia, Brasil e a maioria do eixo europeu sofreram uma queda drástica nos níveis de poluição e lançamentos de CO2 na atmosfera. =)
Por outro lado, pensando na questão da quarentena, uma das coisas negativas que presenciamos foi a falta de preparo de grandes países em relação a uma pandemia.
Se pensarmos de uma forma objetiva, não é a primeira vez que isso acontece no mundo. Tivemos grandes doenças ao longo da história que poderiam ter servido de exemplo, principalmente se levarmos em conta que o novo coronavírus é uma variação mais leve de outras doenças como Sars, que felizmente, não chegou ao Brasil.
Pensando em países que já passaram por pandemias, alguns deles aprenderam como controlar e erradicar as doenças. Exemplo o México com a H1N1 e Singapura com a Sars.
Apesar do isolamento social e a falta de preparo, uma coisa boa surgiu disso tudo… A solidariedade. É evidente que por conta da quarentena tivemos diversos problemas. A economia está colapsando, zoológicos estão abatendo animais, a falta de preparo de governos para auxiliar a população, a irresponsabilidade de alguns perante a pandemia, entre outros. Mas ainda existe esperança. Muitos estão se ajudando, se apoiando durante a pandemia.
Pensando na Revita, recicladora de embalagens longa vida, e sobre o meio ambiente, testemunhamos e relatamos alguns absurdos que aconteceram ao redor do mundo.
A pandemia do novo coronavírus inverteu, nos Estados Unidos, o movimento de eliminar materiais plásticos como as sacolinhas de supermercado. Por conta da prevenção, alguns estados no país estão desincentivando e até proibindo as pessoas de usarem bolsas ecológicas e reutilizáveis para fazer compras.
De acordo com a agência Associated Press, o objetivo é evitar o contato com possíveis superfícies contaminadas. Ambientalistas, porém, temem um retrocesso ou um atraso nas conquistas contra a poluição.
E tudo isso aconteceu mesmo estando comprovado que pessoas deram resultado positivo para o COVID-19 por causa das sacolas plásticas descartáveis.
Também vimos o descarte incorreto das máscaras pelas praias de Hong Kong, um total descaso com o meio ambiente.
Estamos testemunhando um fato histórico e a Revita se sente no dever de trazer esse apanhado de fatos que ocorreram ao redor do mundo nas últimas semanas para deixar você o mais informado possível.
Estamos vivendo, até agora, o caso mais importante da nossa geração e, por isso, temos um pedido a fazer:
Fique em casa!
Siga os modelos dos países que sofreram com problemas parecidos. Não temos a cura ainda e pode demorar um pouco para criarmos uma.
A melhor solução, até o momento, é o isolamento social. Dessa forma não colocamos a nossa vida, nem a dos outros em risco. Conscientize-se!